sexta-feira, 24 de junho de 2011

INFORMATIVO ALVINOPOLITANO

Construindo a Cidadania

Distribuição Gratuita, 13 de Março de 2011, Alvinópolis (MG), Edição nº 1
Email: jucirleieconomia@yahoo.com.br e pt.alvinópolis.mg@gmail.com


Conselho Editorial: Jucirlei A. Martins Nazário, Wesley Mervile Silva, Cristiano M. Nascimento, Maurício D. Calsavara, Euzébio Di Verselis Condé, Wilson Gonzaga e Guilherme Andrade.
Diretório do Partido dos Trabalhadores de Alvinópolis: Presidente -Jucirlei A. Martins Nazário, Vice Presidente -Solange Ap. S. Ferreira, Tesoureiro -Adriano J. Pena, Secretário de Organização -Elias Batista da Silva, Secretário de Formação -Sebastião H. Tavares, Cristiano M. do Nascimento, Wellington H. Martins, Marcelo Alvernaz Perdigão, Natalino Nascimento Silva, Maurílio B. Batista, Tatiana Peixoto M. Afonso, Ângela P. Martins Batista, Maria da Conceição Barcellos Linhares, Antônio do Rosário Souza, Marco Antônio R. Veiga e Judite Cota.
Vice Prefeito: Sergio Augusto Gomes (PT). Secretário de Desenvolvimento: Marcos J. Ferreira (PT).


Editorial

Formação Política

A formação política é de suma importância, uma vez que ela nos proporciona transformar o indivíduo em cidadão. Capacitando e habilitando-o à prática do trabalho pelo bem comum, envolvendo outros indivíduos a participarem ativamente da vida pública, do bairro, do clube, da associação, do sindicato, dos partidos políticos, do município e do país. Contribuindo para construção de uma consciência coletiva e de uma sociedade mais justa. Sabendo-se que à medida que não somos capazes de cuidar de nossos próprios interesses, ficaremos enquanto povo fadados à dependência e à submissão política e econômica.


Alvinópolis implanta Feira dos Agricultores Familiares e Artesãos do Município

Com o objetivo de promover o desenvolvimento da agricultura familiar de Alvinópolis, seu comércio e o bem estar social de todos a Prefeitura Municipal de Alvinópolis através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, sob a coordenação do Secretário de Desenvolvimento Marcos J. Ferreira do Partido dos Trabalhadores e do Chefe de Desenvolvimento Rural Jucirlei Nazário do Partido dos Trabalhadores, juntamente com os agricultores, artesãos e entidades sociais implantam no município de Alvinópolis a feira de artesanato e produtos agrícolas e alimentícios que representa um instrumento fortíssimo de desenvolvimento local. Sua implantação só foi possível graças ao recurso liberado pelo esforço do então Deputado Estadual Carlos Gomes do Partido dos Trabalhadores, intermediado pelo então Vice Prefeito Sergio Augusto do Partido dos Trabalhadores, recursos de R$ 30.000,00 com contrapartida de R$ 3.100,00 da Prefeitura Municipal de Alvinópolis que garantiu a aquisição de 20 barracas e 10 computadores para Inclusão Digital para atender os agricultores familiares e artesãos do município. A feira iniciará no dia 2 de abril de 2011 e quem estiver interessado pode procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento localizada no Parque de Exposições Monsenhor Rafael, procurando Marcos J. Ferreira (PT) e Jucirlei Nazário (PT).


Lula se despede do governo com maior aprovação popular do mundo

Com a chegada do ano novo e o novo governo de Dilma Russeff do Partido dos Trabalhadores, conclui-se oito anos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva também do Partido dos Trabalhadores, o 35º Presidente Brasiliano. Lula encerra oito anos de governo com 87% de aprovação, a maior do mundo, à frente até da ex-presidente chilena
Michelle Bachelet, que tinha 84% de aprovação quando deixou o governo, e do ex-mandatário uruguaio Tabaré Vasquéz, que teve 80% ao final do mandato. Lula ganha destaque mesmo quando comparado com líderes mundiais históricos, entre os quais o 1º Presidente Negro da África do Sul, Nelson Mandela (82% de aprovação), o ex-presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt (66%), e o general francês Charles De Goulle (55%). Fernando Henrique Cardoso (PSDB), antecessor de Lula, tinha 26% de aprovação após dois mandatos. A aprovação da era Lula é claramente observada também no otimismo do brasiliano em relação à melhora na economia. E ainda, de acordo com pesquisa feita pelo Data Folha, expectativas em relação ao poder de compra atingiram os melhores índices desde o inicio da gestão de Lula e superam os observados ao final do governo de FHC. Dos Brasilianos ouvidos na pesquisa, 46% acreditam que seu poder de compra vai aumentar. Há oito anos, eram 36%.


Telecentro Digital

O Governo Federal do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Partido dos Trabalhadores (PT) têm contribuído muito para o desenvolvimento do município de Alvinópolis com a implantação de vários projetos e programas, um deles é os TELECENTROS DIGITAIS instalados na Sede do município, localizado na Biblioteca Pública Municipal ao lado do Banco do Brasil e o outro Telecentro instalado no Distrito de Fonseca, estes Telecentros oferecem 10 computadores com INTERNET GRATUITA para cada um deles, para que toda a população possa usufruir do uso da informática e realizar trabalhos de estudos e pesquisas sem ter que pagar nada.

Apoio à Saúde e à Cultura

Através do então Deputado Estadual João Carlos Siqueira do Partido dos Trabalhadores (PT) foi conquistado
verbas que garantiram a aquisição de vários equipamentos para uso do Hospital Nossa Senhora de Lourdes da Sociedade São Vicente de Paulo. Hospital que têm prestado serviço com grande responsabilidade no atendimento médico de urgência e emergência em nosso município. E na área de apoio à Cultura, através do trabalho do Vice Prefeito Sergio Augusto do PT junto à PETROBRAS, foi possível trazer para Alvinópolis o Projeto Cine Clube Cultural à Praça São Sebastião e com ajuda de alguns voluntários foi possível também a realização de algumas sessões infantis na Creche Irmã Helena.


Projeto Clarear em Alvinópolis

O Projeto Clarear é semelhante ao Programa Luz para Todos do Governo Federal do Presidente Lula (PT) e da Presidente Dilma (PT) que tem por objetivo levar iluminação a localidades urbanas que não têm fornecimento de energia elétrica sem a necessidade dos moradores terem que pagar taxa para sua instalação. Em Alvinópolis este projeto foi implantado no bairro Dr. Mário França, através de um requerimento feito pelo então Vice
Prefeito Sergio Augusto do Partido dos Trabalhadores (PT). Projeto como este poderá também poderá ser implantado pela Prefeitura em outras localidades urbanas que estão necessitando de abastecimento em energia elétrica. Para mais informações o cidadão pode procurar a Secretária Municipal de Desenvolvimento localizada no Parque de Exposições.


Artigo de Opinião

Banco de Crédito Cooperativo para o Desenvolvimento Local

Jucirlei Antônio Martins Nazário - Economista da SEMPRE - Soluções Empresariais e Projetos

Ano de 1974, ano este que registrou um acontecimento muito importante para a promoção e fortalecimento da
organização social de vários trabalhadores, fato marcado quando um brilhante economista de Bangladesh, o prof. Mohammad Yunus, levou vários de seus alunos a uma aldeia carente economicamente. Por aquela localidade encontraram e conversaram com uma mulher que se viu numa situação de ter que adquirir emprestado uma certa quantia para financiar sua pequena produção de tamboretes de bambu, tendo que em certo tempo reembolsar o emprestador a taxas de 10% por semana, percebendo assim que restava-lhe somente um centavo de lucro. Entretanto, caso ele tivesse emprestado a taxas mais vantajosas e reais, ela teria acumulado alguma quantia que a daria condições de sair do seu estado de subsistência.
Analisando tal situação presenciada, a qual não se colocava em consonância com as teorias econômicas e sociais que estava ensinando aos seus alunos, Muhammad Yunus financiou com seu próprio capital o equivalente a 17 libras a 42 artesãos estimulando assim o impulso pessoal e o empreendimento que viria necessariamente fazer com que tais trabalhadores saíssem da pobreza em que se encontraram.
Neste sentido, contradizendo o conselho de bancos e de certos círculos governamentais, o professor Yunus manteve o seu propósito, continuando a distribuição de micro créditos objetivando fomentar o sistema de relações econômicas entre indivíduos de baixo poder aquisitivo. Levando-o futuramente, em 1983, a fundar o Grameen Bank sob os princípios fundamentais de confiança e solidariedade mútua. Neste sentido, o Grameen Bank chegou atualmente com aproximadamente mais de 7 milhões de clientes-proprietários, apresentando-se como a maior cooperativa do mundo e que conseguiu garantir a redução da pobreza de todos os seus cooperados, o que veio garantir no ano de 2006 o Prêmio Nobel da Paz. Para tanto, de degraus em degraus ou caminhando a passos modestos, este movimento chamado Cooperativismo de Crédito e mais conhecido em nossa região através do trabalho da CREDIMEPI (Cooperativa de Crédito do Médio Piracicaba) e seguido pelos princípios da economia solidária com principio básico de auto-gestão, vem ganhando espaço em todo o mundo, contribuindo fortemente para o desenvolvimento regional e para redução da desigualdade social em vários locais e países, conquistado adeptos em todo o mundo, tornado assim a possível e concreta construção de um mundo e sociedade mais justa e solidária, pois este caminho caracteriza-se por ser o melhor instrumento de inclusão social e de fortalecimento de várias praticas da democracia.


Programa Minha Casa Minha Vida Rural

A Prefeitura Municipal de Alvinópolis começa implantar o Programa Minha Casa Minha Vida Rural do Governo Federal do então Presidente Lula do PT e continuado pela presidente Dilma Russeff do PT com objetivo de construir moradias na zona rural para população com dificuldades em ter sua Casa Própria. Projeto como este já está em fase final de implantação realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Alvinópolis (SINTRAF), denominado de Caprichando a Moradia, que tem como Presidente o Sr. Flavio Parente do PT, em parceria com a Associação do Bairro Manoel Puig e Prefeitura Municipal. Este é um programa cujos recursos são da Caixa Econômica Federal e o agricultor familiar não precisa pagar por ele. Para obter mais informações procure o Secretário Municipal de Desenvolvimento Marcos J. Ferreira (PT) e o Chefe de Desenvolvimento Rural Jucirlei Nazário (PT) na Secretária de Desenvolvimento no Parque de Exposições.


Nota de Agradecimento do Partido dos Trabalhadores de Alvinópolis

O PT agradece a população alvinopolitana pela confiança em nossos candidatos em 2010 e pelos 1114 votos depositados em nossos Deputados Federais Reginaldo Lopes, Padre João Carlos etc. e pelos 944 votos aos Estaduais Carlos Gomes, Amarildo, Caio Magalhães, Durval Ângelo, Marco Túlio e outros, ao Fernando Pimentel e os importantes 6868 votos à Presidente Dilma Russeff (PT), equivalendo a 75,76%, colocando a mulher no cargo de Presidente do Brasil.


Nova Equipe Ministerial com a Cara da Primeira Mulher Presidente

Com a posse da primeira mulher presidente do Brasil no primeiro dia do ano, foram empossados também os novos ministros . E na escolha dos nomes, é possível notar a marca da primeira mulher presidente do Brasil. A área econômica tem 8 ministérios, a área social 7, a área de infra-estrutura 6 e a área de governo 4, além das
secretárias e demais órgãos com status de ministérios. Dos 37 auxiliares escolhidos, 17 são filiados ao PT, seis ao PMDB e 2 ao PSB. O PP, PDT, PR e PC do B ficaram com um ministério cada. A presidente Dilma Russeff não criou nenhuma nova pasta. Manteve a configuração do governo anterior. A novidade é a participação das mulheres no primeiro escalão:
são 9 ministras, que representam 25% do novo ministério. Entre elas está Miriam Belchior, que foi gerente do PAC no governo Lula e agora é a titular do Planejamento. Da área artística, veio a ministra da Cultura, Ana de Holanda, cantora, atriz e irmã de Chico Buarque. Mas de certo a expectativa das brasileiras estarão voltadas para Iriny Lopes, que apesar de ter sido reeleita para o terceiro mandato consecutivo de deputada federal, deixou o Congresso Nacional para assumir a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.
Assim portanto, conheça os novos Ministros da equipe de Dilma Russeff do PT: Guido Mantega da Fazenda,
Fernando Hadad da Educação, Fernando Pimentel do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Paulo Bernardo das Comunicações, Miriam Belchior do Planejamento Orçamento e Gestão, José Eduardo Cardoso da Justiça, Aloizio Mercadante da Ciência e Tecnologia, Alexandre Tombini do Banco Central, Jorge Hage Sobrinho da Controladoria Geral, Antônio Palloci Chefe da Casa Civil da Presidência, Gilberto Carvalho Secretário-Geral da Presidência, Tereza Campello do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Maria do Rosário da Secretaria de Direitos Humanos, Iriny Lopes Secretaria de Políticas para as Mulheres, Luiza Helena de Barros da Igualdade Racial, Ideli Salvati da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio de Oliveira das Relações Institucionais, Luis Inácio L. Adans da Advogacia-Geral, Alexandre Padilha da Saúde, Nelson Jobim para Defesa, José Elito Carvalho da Secretaria Institucional, Moreira Franco da Secretária de Assuntos Estratégicos, Anna Maria Buarque da Cultura, Helena Chagas da Secretaria de Comunicação Social, Antônio Patriota das Relações Exteriores, Orlando Silva Jr. do Esporte, Carlos Lupi do Trabalho e Emprego, Izabella Teixeira do Meio Ambiente, Wagner Gonçalves Rossi da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Afonso Bandeira Florence do Desenvolvimento Agrário, Fernando Bezerra Coelho da Integração Nacional, Pedro Novais Lima do Turismo, Alfredo Nascimento dos Transportes, Mário Negromonte das Cidades, Edson Lobão de Minas e Energia, José Leônidas Cristino da Secretaria de Portos e Garibalde Alves da Previdência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário