terça-feira, 19 de julho de 2011

ICA - INDICADORES CONJUNTURAIS ALVINOPOLITANO

Mês de Maio de 2011
Jucirlei A. Martins Nazário – Economista - SEMPRE Soluções Empresariais & Projetos e
Chefe de Desenvolvimento Rural Indústria e Comércio da Prefeitura M. de Alvinópolis
Marcos J. Ferreira – Economista Secretário de Desenvolvimento da Prefeitura M. de Alvinópolis

Evolução dos Custos da Cesta Básica Ampla Alvin - CBA/Alvin

Sabendo da relevância do custo da cesta básica consumida por parcela significativa da população alvinopolitana e das mudanças nos hábitos de consumo em relação à renda recebida pelo trabalhador, faz-se necessário o seu levantamento e acompanhamento mensal, para que possamos analisar o quanto a população tem despendido de sua renda somente com produtos de primeira necessidade. Neste sentido, optamos pela análise da CBA Alvin que é composta por 45 produtos divididos entre grupos Alimentares (In Natura, Elaboração Primária e Industrializados), Limpeza doméstica e Higiene pessoal, agrupados segundo a estrutura de mercado, competitiva para Alimentos e concorrência monopolística para Limpeza Doméstica e Higiene pessoal, cuja estrutura é análoga a da Cesta Básica Ampla calculada pelo IPEAD-UFMG para Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
No mês de maio de 2011, o custo médio da CBA Alvin foi de R$ 415,57, apresentando queda de -1,30% em relação ao mês anterior que foi de R$ 421,07. Registrando em 7 estabelecimentos os seguintes custos, R$ 421,70, R$ 417,96, R$ 408,98, R$ 435,26, R$ 403,51, R$ 424,35 e R$ 397,26, variando entre 1,47%, 0,57%, -1,59%, 4,74%, -2,90%, 2,11% e -4,41% em relação ao custo médio da CBA Alvin.
Entre os sete estabelecimentos, os grupos Alimentares que registraram os seguintes custos, R$ 364,35, R$ 369,20, R$ 357,62, R$ 381,27, R$ 356,17, R$ 368,76 e R$ 344,28, apresentaram variação de 0,35%, 1,68%, -1,51%, 5,01%, -1,91%, 1,56% e -5,18% em relação ao seu custo médio (R$ 363,09) respectivamente. Os subgrupos In natura cujos custos foram de R$ 74,06, R$, 70,34, R$ 66,85, R$ 79,13, R$ 67,25, R$ 86,79 e R$ 79,21, registraram variação de -0,99%, -5,97%, -10,64, 5,78%, -10,10%, -16,02% e 5,89% em relação ao seu custo médio (R$ 74,80), respectivamente. Os subgrupos De Elaboração Primária que registraram custos de R$ 162,52, R$ 175,42, R$ 168,18, R$ 176,18, R$ 169,98, R$ 154,45 e R$ 144,88, registraram variação de -1,21%, 6,63%, 2,23%, 7,09%, 3,32%, -6,12% e -11,94% em relação ao seu custo médio (R$ 164,52) respectivamente. Já os subgrupos de Industrializados que apresentaram custos de R$ 127,77, R$ 123,44, R$ 122,59, R$ 125,96, R$ 118,94, R$ 127,52 e R$ 120,19, registraram variação de 3,23%, -0,27%, -0,96%, 1,77%, -3,90%, 3,03% e -2,89% em relação ao seu custo médio (R$ 123,77) respectivamente.
Os grupos de Limpeza Doméstica que registraram custos de R$ 35,70, R$ 28,56, R$ 31,66, R$ 32,71, R$ 27,76, R$ 33,47 e R$ 32,43, apresentaram variação de 12,42%, -10,06%, -0,30%, 3,01%, -12,58%, 5,40% e 2,12% em relação ao seu custo médio (R$ 31,76), respectivamente.
Os grupos de Higiene Pessoal que registraram custos de R$ 21,65, R$ 20,20, R$ 19,70, R$ 21,28, R$ 19,58, R$ 22,12 e R$ 20,55, apresentaram variação de 4,46%, -2,54%, -4,95, 2,67%, -5,53%, 6,73% e -0,85% em relação ao seu custo médio (R$ 20,73) respectivamente. Entretanto, o grupo que apresenta grandes variações é o de produtos em In natura, isto pode ocorrer na maioria das vezes pelo fato de estarem sujeitos a fortes condições climáticas, serem produtos com baixo ou nenhum grau de agregação de valor e por serem altamente perecíveis. Isto nos mostra a grande necessidade de produzirmos e aumentarmos a produção dos alimentos que consumimos, buscando sempre agregarmos valor aos nossos produtos com melhores técnicas produtivas, desde a produção até a comercialização dos produtos.
No mês de maio de 2011, o trabalhador alvinopolitano que possuiu uma renda liquida mensal de R$ 501,40* teve que desembolsar 82,88% de sua renda mensal liquida para adquirir a CBA Alvin de R$ 415,57, restando lhe apenas R$ 85,83 para o pagamento de suas outras despesas básicas. Necessitando de uma maior complementação de renda e pesquisar bem antes de realizar a aquisição mensal de sua cesta básica, fazendo uma listagem comparativa dos preços entre vários estabelecimentos. Comparativamente ao longo do tempo, o trabalhador alvinopolitano obteve um ganho de poder aquisitivo em relação ao salário mínimo liquido. Isto pode ser observado quando se compara o Salário mínimo liquido do mês de maio de 2011 (R$ 501,40) em relação ao do mês de abril de 2005 (R$ 239,20) registrando um crescimento de 109,61%. Enquanto o custo da CBA Alvin do mês de abril de 2005 (R$ 304,30) registrou crescimento de 38,37%. Observa-se também, que em abril de 2005 o custo da CBA Alvin (R$ 304,30) registrava-se com valor 27,22% acima do Salário mínimo liquido (R$ 239,20), enquanto o custo da CBA Alvin (R$ 415,57) de maio de 2011 registrou valor 17,12% abaixo do Salário mínimo liquido (R$ 501,40) e no mês de abril de 2011 ficou em 16,02% abaixo do salário mínimo liquido.


Evolução dos Preços Médios do Leite e Derivados, Insumos Agrícolas e Produção de Origem Florestal

A atividade agropecuária e a de produção de origem florestal são duas atividades de grande importância econômica e social no desenvolvimento de Alvinópolis, pois são responsáveis pela produção do gado leiteiro e corte, produção de alimentos, produção florestal destinada significativamente a produção de carvão gerando vários postos de trabalho, arrecadação de tributos, tendo o trabalho familiar como principal modo organizacional de produção. Por isso, o acompanhamento de seus preços realizados pelo ICA e Secretária de Desenvolvimento da Prefeitura M. de Alvinópolis é de grande importância para que conheçamos com mais detalhes o comportamento dos agentes econômicos e sociais. Para que possamos desenvolver projetos e políticas públicas que aumentam a produtividade de tudo que estas atividades produzam e comercializam, proporcionando melhor qualidade de vida para os produtores e consumidores.
Estes produtos são os que envolvem um processo organizacional maior, grande volume de produção e comercialização, porém há outros produtos que poderão entrar neste processo futuramente. No caso da produção leiteira e do carvão vegetal, quanto maior é o nível de agregação de valor do produto, maior a rentabilidade, menores os riscos de perdas e variações de preços do mercado, como pode comparar a evolução dos preços do leite In natura, seus Derivados e carvão vegetal In natura. Pois, são mercados oligopolizados com existência de grandes Siderúrgicas e Laticínios com relativo poder de mercado, tornando-os capazes de influenciar o preço de oferta e demanda de seus insumos, já que é um mercado onde existem vários produtores menores desarticulados (Produtores Familiares) e poucos grandes consumidores (Siderúrgicas e Laticínios).
No mês de maio de 2011foram registrados os seguintes preços do leite In natura pago ao produtor pelos Laticínios Itambé, Porto Alegre e Chapada: R$ 0,75, R$ 0,95, R$ 0,76 e R$ 0,88, variando em 7,14%, 11,76%, 8,57% e 14,29% quando comparados com mês anterior. O preço pago ao produtor pela Itambé, por melhoramentos na qualidade do leite, registrou em R$ 0,17, permanecendo estável em relação ao mês anterior.
No mês de maio o preço do carvão vegetal produzido por reflorestamento vendido para as Siderúrgicas tem permanecido relativamente estável quando comparado com mês anterior, registrando um valor médio de R$ 115,00 o metro cúbico. O preço da madeira em In natura para queima registrou-se relativamente estável, em torno de R$ 40,00 e o preço médio do Eucalipto tratado e vendido para uso em fabricação e manutenção de cercas, registrou-se em torno de R$ 6,10, com aumento de 17,21% em relação ao mês anterior.
Já os preços dos principais insumos agrícolas vendidos ao produtor rural registraram pequenas variações, merecendo destaque o preço do Cloreto de potássio que registrou aumento de 20,61% e o preço do milho e farelo de soja que registraram quedas de -10,08% e -8,89% respectivamente.
Portanto, merece sempre lembrar que é de grande importância para o produtor a busca por qualificação e com isso elevar o nível de agregação de valor aos seus produtos. Possibilitando-o controlar e equilibrar melhor os preços de seus produtos.

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